Melhores atrações de Paris
Com certeza você já ouviu falar nas melhores e mais visitadas atrações parisienses, afinal, a capital francesa é uma das cidades mais visitadas de todo o mundo!
Porém, fizemos um breve resumo sobre cada atração imperdível de Paris, dando uma pincelada nas suas histórias! Confere aí.
Torre Eiffel:
O símbolo da capital foi erguido no fim do século XIX e hoje é o monumento pago mais visitado do mundo, com milhões de pessoas por ano! O projeto de Gustave Eiffel ainda é considerado o edifício mais alto do mundo.
Sua construção durou cerca de 2 anos para ser finalizada, sendo inaugurada em 1889.
A impressionante torre conta com 1710 degraus e 324 metros, pesando cerca de 10 mil toneladas - devido ao seu material ser ferro, durante o verão ( alto calor) a torre tende a crescer cerca de 15 centímetros devido à dilatação ferro!
Por fim, foi construída para celebrar os cem anos da Revolução Francesa, onde um concurso havia sido organizado para construir uma ponte de ferro, e dentre os 107 projetos, essa querida obra de arte foi escolhida! Que incrível, né?!?!
Catedral de Notre-Dame:
Uma das mais antigas catedrais francesas, Notre-Dame é também um dos pontos turísticos históricos mais visitados da França!
Localizada na Ilê de la Cité, a catedral foi palco de uma série de acontecimentos de extremo peso na história do país e ate do mundo.
Foi construída por decisão de um bispo - Maurice de Sully - e teve seu nome em homenagem à Virgem Maria ( Notre-Dame, em francês, significa "Nossa Senhora").
Sua construção estendeu-se por quase 200 anos e foi dividida em 4 fases, sendo iniciada em 1163 e finalizada em 1345.
Um de seus maiores acontecimentos foi a coroação de Napoleão Bonaparte como imperador da França, que ocorreu no lugar.
Museu do Louvre:
O maior museu de arte do mundo é também uma das atrações mais cobiçadas pelos turistas, já que recebe anualmente cerca de milhões de pessoas.
O museu abriu suas portas em 1793, e em 1989 ocorreu a construção da conhecida pirâmide de cristal do lugar.
O mais impressionante do museu é sua coleção extremamente rica; compreende-se cerca de 300.000 obras anteriores à 1948.
Ele foi formado a partir de coleções da monarquia francesa e dos furtos realizados durante o Império Napoleônico.
Fizemos um post exclusivo do Museu do Louvre e suas melhores obras, confere lá!
Jardim Luxemburgo:
Um dos passeios públicos mais queridinhos de Paris, o Jardim Luxemburgo é também um dos jardins mais bonitos da cidade.
Criado pelas ordens de Maria de Médicis, que resolveu tal feito simplesmente por que estava cansada da vida monótona que tinha conhecendo o Museu do Louvre, hoje o Jardim Luxemburgo é o mais central e popular de Paris.
Temos também um post exclusivo desse Jardim aqui nosso blog, confere depois lá.
Palácio de Versalhes:
O famoso e estonteante castelo real parisiense fica situado na cidade de Versalhes e atrai cada vez mais turistas todo ano.
Com seus mais de 800 hectares de jardins, um palácio sinplesmente magnífico por dentro e por fora, a atração reúne elementos históricos e culturais que retratam bem uma Paris do século XVII.
Sua criação começou em 1631 e foi concluída em 1634. Porém, só em 1661 que começaram as obras para a criação dos jardins do Palácio, que durou cerca de 40 anos devido ao terreno ser ocupado por bosques e terreno pantanoso.
Por fim, a partir de 1789 o palácio deixou de der sede oficial do poder para se tornar o Museu de História da França!
Ponte Alexandre III:
Atravessando o Rio Sena e conectando o lado da Torre Eiffel com o do Grand Palais,
a pitoresca ponte de Paris é o lugar preferido dos casais românticos em busca de um lindo pôr do Sol.
Isso por que ao longo da construção encontramos belos detalhes, como esculturas e ornamentos decorativos - que dão um charme final.
É considerada por muitos a mais linda de Paris e possui esculturas de mulheres de pedras, candelabros de bronze, leões de pedra, cupidos, ninfas e até as renommée ( representados por mulheres aladas domando cavalos alados).
Recebeu esse nome como um gesto diplomático do governo francês para celebrar a aliança franco-russa de 1891, entre o imperador russo Alexandre III e o Sadi Carnot, presidente francês.
Sua construção começou em 1896 e foi inaugurada em 1900, já pelo outro presidente francês Émile Loubet.
Arco do Triunfo:
Um dos pontos mais visitados e importantes da cidade, o Arco do Triunfo é um símbolo de um grande marco da história francesa.
Isso por que ele foi construído em 1806 às ordens de Napoleão Bonaparte, que exigiu o monumento numa tentativa de comemoração á sua vitória nas batalhas militares.
O monumento tem gravado em suas paredes os nomes de cerca de 128 batalhas e 558 generais.